Fandom

LOSTpédia

Vídeo Sri Lanka/Theories

< Vídeo Sri Lanka

3 425 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Teorias

Vídeo Sri Lanka
Discuta essas teorias

Os Outros e a DHARMA

O Sri Lanka Video pode providenciar pistas sobre a natureza dos Outros. As teorias amplas são divididas em categorias que afirmam que os Outros: 1) são parte da DHARMA Initiative, 2) eram parte da DHARMA Initiative, mas não são mais, ou 3) são um grupo diferente daquele da DHARMA Initiative. As duas primeiras teorias sugerem que as vilas mencionadas na segunda metada do vídeo seriam encontradas na Ilha; elas podem estar relacionadas a estátua de quatro dedos.

Por exemplo, a primeira parte do vídeo pode ser um filme de orientação para os Outros, oferecendo treinamento para a vida na selva em uma instalação secreta que pode estar na Ilha. Essa teoria sugere que a platéia na segunda metade pode ter alguns dos Outros nela, e alguns fans afirmam que o Henry Gale é visto de relance. Esse ponto de vista é complementar a teoria de que Cindy, uma das comissárias do Vôo 815, era um membro da Iniciativa Dharma. Sobre o propósirto dos Outros, Mittelwerk fala ao seu grupo que eles devem manter a história encoberta; já se sabe que os Outros escondem alguma coisa, por causa da barba falsa e da falsa vila. Assim, os Outros podem ser a equipe de controle de danos de Mittelwerk que traria a missão da DHARMA de volta aos trilhos. Em suas palavras, "nós devemos fazer nosso melhor e novamente", e " é hora de ações radicais", ambos implicam que o sucesso não foi alcançado e o controle de dano é necessário. Ele também usa palavras para indicar que ele acredita ter boas intenções, paralelamente ao frequente uso da palavra "Mocinhos" utilizado pelos Outros, dando suporte a teoria de que os Outros são parte do grupo de Mittelwerk.

Outra alternativa é que o filme de orientação pode não ter sido feito para os Outros. Ao invés disso, a equipe de Mittelwerk pode ser uma resposta aos Outros, que podem ter sido originalmente parte da Iniciativa Dharma, mas desde que se tornaram um grupo independente tomaram ações vistas como "radicais." A similaridade entre o discurso de Mittelwerk e dos Outros que acreditam ser "boas pessoas" também ratifica a noção de que eles fizeram parte da Iniciativa Dharma.

Contudo, todas as teorias que afirmam que o vídeo está de alguma maneira diretamente relacionada aos Outros é objeto de incertezas na linha do tempo, já que os produtores de Lost afirmaram que o tempo na Ilha pode trancorrer diferentemente do normal. Por essa razão não está claro quando o vídeo foi criado em relação aos acontecimentos na Ilha, apesar do acidente com o Vôo 815 ter acontecido em 2004, enquanto as aventuras de Rachel Blake ocorreram dois anos depois, em 2006. É plausível que embora apenas alguns meses tenham trancorrido na linha do tempo da Ilha, pode ser 2006 no "mundo real".

Essas teorias se confundem ainda mais com a possibilidade do experimento Milgram ter vários níveis, em outras palavras, um esforço intencional dos investigadores na tentativa de levar o sujeito a agir contra sua consciência normal. Como uma possibilidade é plausível à luz das descobertas da natureza enganosa das estações Pérola e Cisne e a Tubo Pneumático de Descarga. Em outras palavras, a equipe de Mittelwerk pode ter sido escolhida por sua ingenuidade, para espalhar um vírus mortal como parte de um experimento maior.

As Vilas

O significado das duas vilas desconhecidas que são descritas como "Filan" e "Vetul-Milani," tem sido tópico da teoria dos fãs. As teorias podem ser separadas em duas grandes categorias, as que afirmam que as vilas são na Ilha e aquelas que dizem que não são.

As teorias "na Ilha" afirmam que os moradores das vilas são uma população desconhecida (ou extinta) em uma parte remota da Ilha, ou mesmo composta por membros dos Outros. Em defesa dessa teoria estão os avisos de quarentena no interior da escotilha do Cisne e a existência da estátua do pé de quatro dedos, que sugere uma população separada dos Outros. Contudo, a principal controvérsia desta teoria é que não foram observados macacos na Ilha, o que sugere que os moradores das vilas estão em outro lugar, ou os macacos pereceram, ou não foram encontrados por alguma outra razão.

As teorias de "fora da Ilha" tentam conectar a tosca pronuncia dos nomes das vilas, ouvidas no áudio do filme, com nomes de localidades do mundo real. Por exemplo, "Filan" pode ser uma vila no Distrito de Udaipur, na India, chamada Philan. Há também uma vila chamada Vallan na ilha de Punkudutivu no Noroeste do Sri Lanka. Igualmente, a segunda vila de "Vetul-Milani" pode também ter algumas alternativas de transcrição fonética como "Betul-Ilani", "Beatle-Alahni", "Vetuhl-Ahlani", etc. Não há evidências concretas que indiquem a localização dessas localidades no mundo real, com a possível exceção de Vallan no Sri Lanka, por causa da informação recolhida da realidade alternativa relacionada ao jogo The Lost Experience: Escondidos dentro do mapa do Sri Lanka no pacote recebido por Rachel Blake de Darla, existe um mapa expandido que mostra com detalhes a região noroeste do (Daladagama), onde Vallan está localizada.

Conspiração do Medo

Algumas teorias afirmam que a Iniciativa Dharma é um esforço para salvar a humanidade através do uso intencional de provocar o mal para criar uma aura de medo. Por exemplo, a Iniciatica Dharma pode ser uma intervenção financiada por executivos corporativos poderosos, utilizando-se de esforços dos governos ou da ONU para criar uma arma biológica que previna a destruição do homem por ele mesmo através da indução pela via do medo.

Outras obras ficcionais tem história semelhante e podem ter servido de inspiração para o Sri Lanka Video, como por exemplo Watchmen, The Constant Gardener(O Jardineiro Fiel), Equilibrium, and V for Vendetta(V de Vingança):

  1. Watchmen (SPOILER): Convencidos de que o mundo terá um fim por causa do crescimento de tensão entre as superpotências, um personagem intencionalmente cria uma tragédia em massa que mata ou incapacita milhões de pessoas na cidade de Nova Yorque a fim de que as nações da Terra acreditem que estão sendo invadidas por alienígenas. As nações, ao invés de aumenterem seus esforços de separação, juntam-se contra a ameaça comum e a paz que salva a humanidade é conquistada.. Com um significado particular, Watchmen foi citado pelo produtor de Lost Damon Lindelof como "a maior obra popular de ficção já produzida". Fonte: Entertainment Weekly
  2. O Jardineiro Fiel(filme): KVH, uma enorme companhia farmaceutica, sob o pretexto de fazer testes e tratamento da AIDS, está testando drogas contra tuberculose com sérios efeitos colaterais. KVH está ocultando os efeitos colaterais e aprovando a droga em antecipação a uma epidemia multiresistente de tuberculose.
  3. Equilibrium(filme): Depois da devastadora Terceira Guerra Mundial, os lideres do mundo temem que a raça humana não possa sobreviver a outra guerra, e combinam construir uma sociedade livre de conflitos. Eles acreditam que as emoções humanas são responsáveis pelos conflitos, e a solução é medicar a população com uma droga que destrói as emoções, ironicamente salvando a humanidade através da destruição do que nos faz humanos.
  4. V de vingança (filme): Um governo Britânico totalitário do futuro solta um virus para simular um ataque terrorista de extremistas religiosos. De acordo com o plano, o virus mata quase 100.000 pessoas na Grã-Bretanha, e a população esta refém do medo.

Miscelânea de Teorias

  • O local das pesquisas descritas por Hanso na primeira metade do vídeo pode ser inteiramente sem relação com o local da intervenção na vila descrita por Mittelwerk na segunda metade.
  • O encontro pode ter sido um plano deliberado de Mittelwerk para capturar Rachel Blake.
  • Quando Rousseau muda a transmissão da mensagem e os valores da memória numérica para sua própria mensagem, esta mudança é notada pela Fundação Hanso.
  • Um zoom no frame do documento na parede atrás de Alvar Hanso (não a do logo da Dharma; a outra, próximo do globo) pode revelar um diploma ou documento parecido.
  • Durante o discurso de Alvar Hanso sobre DHARMA ser um acrônimo, o formato do logo da DHARMA na parede atrás dele era um fundo preto com circulos "brancos"; mas no início e no final do vídeo o logo mostrado tem um fundo branco com círculos "pretos". Esta diferença pode carregar algum significado.
    • Note que o logo que aparece quando o código FVH7N é digitado no website da Hanso Exposed é o mesmo que aparece durante a filmagem e é conhecido como "O logo não identificado do Sri Lanka Video" . Ao final do filme, o logo do Cisne e do Pérola aparece, o que sugere que essas duas instalações estão sendo usadas naquele momento.
Veja também o artigo principal: Logos DHARMA.

Também no Fandom

Wiki aleatória