FANDOM

4ª Temporada 5ª Temporada 6ª Temporada
1ª Temporada 2ª Temporada 3ª Temporada

"The Cost of Living" foi o quinto episódio da 3ª Temporada e o 54º de Lost; foi ao ar dia 1º de Novembro de 2006.

Mr. Eko delirante, luta com demônios de seu passado, enquanto Locke e alguns dos outros sobreviventes voltam para a estação Pérola - uma das estações da Iniciativa Dharma na ilha - esperando achar um computador que eles possam usar para localizar Jack, Kate e Sawyer. Enquanto isso, Jack não sabe em quem confiar quando dois dos Outros parecem estar em conflito.

Sinopse

Flashback

3x05 eko amina.jpg

Eko falando com Amina.

Os primeiros flashbacks mostram Eko roubando comida para dar a Yemi que estava com fome, mas uma freira o obriga confessar o roubo.

Os outros flashbacks mostram a vida de Eko depois que seu irmão partiu com o avião de drogas da Nigéria. Ele foi levado de volta a sua cidade e lá assumiu o lugar de padre que era de Yemi. Eko conhece Amina e Daniel. Amina trabalha na clínica e é responsável por dar 80% do carregamento de vacinas para Emeka e seus homens. Daniel é coroinha na igreja. Eko decide não mais dar metade das vacinas para Emeka e diz que não tem medo dele. Emeka então atira em uma mulher para mostrar que estava falando sério.

Mais tarde, Eko faz uma proposta a um homem para vender vacinas e o homem aceita. Emeka descobre e vai atrás de Eko. Ele diz que é supersticioso e que apenas vai cortar as mãos de Eko. Eko consegue se soltar e acaba matando Emeka e mais dois homens. Amina diz que a igreja será fechada pois não é mais sagrada e que Eko errou em matar aqueles homens pois depois deles viriam mais, e que ele deveria começar a pensar na vida e nos erros que cometeu, e que deve uma igreja a Yemi.

Tempo Real

Na Ilha principal

3x05-Yemi.jpg

Yemi na barraca de Eko.

O episódio começa com Eko delirando, sonhando com seu irmão Yemi. De repente, seu irmão aparece para ele em uma visão que no final acaba com a barraca de Eko pegando fogo. Assim que os outros sobreviventes se encarregam de resgatar seu amigo e tirá-lo do fogo, Eko escapa para dentro da floresta, murmurando alguma coisa sobre Yemi.

Na manhã seguinte, Locke, Desmond e Sayid discutem como resgatar Jack, Sawyer e Kate. Desmond informa que os computadores da Iniciativa Dharma são usados para comunicação como também apertar o botão. Charlie chega e informa ao grupo sobre o desaparecimento de Eko na noite anterior. Locke, lembrando dos eventos do episódio "?", percebe que Eko está indo para a estação A Pérola, como ele já tinha ido antes quando teve visões sobre seu irmão. Locke, Sayid e Desmond arruma mas coisas para ir atrás dele. Nikki se junta a eles contra o conselho de Paulo, declarando que ela finalmente conseguiu uma chance de participar do que está acontecendo, e ela e Paulo vão junto com os três na procura por Eko.

3x05-ThePearl.jpg

A estação Pérola.

Eles chegam no monomotor e começam a descer para dentro da estação, entretanto, Eko fica em cima. Lá em baixo, Desmond e Sayid examinam o equipamento, e conseguem fazer uma ligação com monitores de outras estações. Numa delas um Homem com tapa-olhos é mostrado brevemente, e então destrói a câmera. De repente o barulho do monstro pode ser ouvido lá de cima, e o grupo se apressa para subir.

Eko está tendo mais visões sobre seu irmão, e está em um campo que parece um jardim, dizendo a Yemi que ele não sente muito e não irá pedir perdão pela forma como viveu sua vida. Eko declara que só fez o que precisava fazer para sobreviver, e mesmo que ele não gostasse da vida que lhe foi dada, ele fez o melhor que podia. Yemi faz um relato que indica que ele não é seu irmão, mas talvez o monstro. Eko começa a recitar o Salmo 23, mas o monstro o agarra e começa a batê-lo contra as árvores e o chão com uma fúria irrefutável.

Locke e os outros chegam para encontrar um Eko totalmente machucado. Antes de Eko morrer, ele sussurra baixinho no ouvido de Locke. Sayid pergunta quais foram suas últimas palavras, e Locke responde, "Nós somos os próximos".

ColleenSea3x05.jpg

O corpo de Colleen é mandado para o mar enquanto os Outros assistem.

Na Ilha da Hidra

Enquanto isso, na outra ilha, o funeral de Colleen é mostrado; Jack e Os Outros estão presentes vestindo camisetas brancas. De volta a Hidra, Ben conta a Jack que os raios-X com o tumor na coluna são, na verdade, dele, e que ele quer a ajuda de Jack para tirá-lo. Juliet, sabendo que o lugar é monitorado, coloca um vídeo para Jack dizendo que é um filme. O vídeo consiste em papéis segurados por Juliet com frases sugerindo que Ben não é uma boa pessoa e que alguns dos Outros querem mudanças. Nos papéis ela diz que quer que Jack opere Ben, e que faça acontecer um 'acidente' fatal durante a cirurgia para que Ben acabe morrendo. Juliet está dizendo completamente o oposto o que o vídeo mostra a Jack, como se não fosse para levantar uma suspeita de quem é que está observando a cela.

Curiosidades

  • Jack diz a Ben que ele deveria sentir formigamento nos dedos das mãos como sintoma do seu tumor "L4". Estes sintomas, no entanto, seriam na sua extremidade inferior, não superior.
  • No vídeo de Juliet, ela está usando a mesma roupa do flashback no episódio "A Tale of Two Cities". Ela também está na sua casa na Vila dos Outros.

Referências Culturais

Referências
(somente referências diretas)
ArtesLivrosAutomóveisJogosFilmes e TVMúsicas TocadasReligião e Ideologias
  • Eko e Locke tiram as pedras que bloqueiam a porta do avião apenas para descobrir que o corpo de Yemi desapareceu. Isto remete a história da tumba de Lázaro e/ou a ressurreição de Jesus Cristo, da Bíblia. Neste caso, o avião serviria como a tumba de Yemi, e esta referência é apropriada porque Yemi era um padre.
  • Juliet propôs mostrar a Jack o filme "To Kill a Mockingbird".
  • No vídeo de Juliet, em que ela segura cartazes, remete ao vídeo de Bob Dylan da música "Subterranean Homesick Blues." (confirmado no Podcast Oficial de 06/11/2006)
  • A música tocada no funeral de Colleen é "I Wonder" de Brenda Lee.
  • Os Outros usam roupões brancos no funeral, o que segue a tradição do Hinduísmo. Em várias culturas asiáticas, branco é a cor do funeral. Adotando esta prática caracteristicamente oriental está de acordo com outros motivos associados aos Outros (e.g., o projeto Dharma).
  • Eko começa a recitar o salmo 23 antes de o Monstro atacá-lo.
  • Quando Jack pergunta se Ben quer que ele lhe salve a vida, Ben responde "Não, eu quero que você queira salvar minha vida". Essa concepção é semelhante à apresentada em "1984" de George Orwell, onde o personagem principal, um dissidente, não é morto, mas sofre lavagem cerebral por parte do governo.

Temas Recorrentes

Temas Recorrentes em Lost
Preto e BrancoAcidentes de CarroConexões entre PersonagensDestino contra o Livre ArbítrioGolpesOlhosCriançasAmputaçõesAprisionamentosIsolamentoApelidosChuvasSonhosVida e MorteReligiões e IdeologiasOs NúmerosSegredosTempoGravidezQuestões Familiares
  • Na igreja de Yemi na Nigéria, Eko mata três homens com uma machete. (Vida e Morte)
  • Um garoto pergunta se Eko é um "homem ruim". (Pessoas Boas e Ruins)
  • Nós entendemos que a construção da igreja na Ilha por Eko era um meio de redenção autoimposto para o sacrilégio (assassinato) na igreja de Yemi. (Redenção)
  • A foto de Eko e Yemi jovens foi encontrada na Bíblia no capítulo 4 (Os Números)
  • Enquanto Eko via o Monstro como uma fumaça "negra", Locke o via com uma luz "branca". (Branco e Preto)
  • O resgate de Eko do urso polar "branco" não evitou sua morte pela fumaça "negra". (Branco e Preto)
  • Eko se recusou a sentir-se culpado de sua vida passada quando a visão de Yemi lhe pediu para confessar. (Redenção)
  • Eko diz "Eu não pedi pela vida que me foi dada, mas ainda assim ela me foi dada. E com ela, eu fiz o melhor que pude." (Destino versus Livre Arbítrio)
  • Eko é a segunda pessoa a ser morta pelo Monstro; a primeira foi o piloto. Depois da morte de Eko, o único sobrevivente da cauda que não foi morto ou raptado é Bernard. (Vida e Morte)
  • O corpo de Yemi é o segundo cadáver a desaparecer, e depois a aparecer na Ilha. O corpo do pai de Jack foi o primeiro. (Vida e Morte)
  • Juliet está se comunicando secretamente com Jack por meio de cartazes no videotape. (Decepções e Golpes)
  • Juliet diz a Jack, "Você provavelmente sente que não tem escolha, mas você tem, Jack. Livre arbítrio é tudo o que nós realmente temos, certo?". (Destino versus Livre Arbítrio)

Galeria

Também no FANDOM

Wiki aleatória