FANDOM

Jacob teceu uma tapeçaria numa câmara na base da Estátua de Taweret durante seus muitos anos na Ilha.

5x16 Jacob's tapestry other views

Outras vistas da tecelagem

Sua tecelagem retrata um par de asas abertas a partir de um Olho de Hórus [1], e o que parece serem dezessete longos braços emanando como raios do olho. A mão no fim de cada braço toca figuras humanas que parecem estar submissas às mãos, enquanto dos dois lados um rei está assentado num trono e observa.

5x16 Jacob's tapestry position

A posição da tecelagem enquanto ele a pendura dentro da base da Estátua de Taweret

Atravessando toda a parte de cima da tecelagem está um trecho da Odisseia de Homero, em maiúsculas e em grego antigo: ΘΕΟΙ ΤΟΣΑ ΔΟΙΕΝ ΟΣΑ ΦΡΕΣΙ ΣΗΣΙ ΜΕΝΟΙΝΑΣ. A frase original, modificada para minúsculas, é σοὶ δὲ θεοὶ τόσα δοῖεν ὅσα φρεσὶ σῇσι μενοινᾷς (theoi tosa doien hosa phresi sêisi menoinais), que pertence ao Livro 6, linha 180, se significa "possam os deuses conceder tudo o que teu coração deseja". [2]

Outra passagem está tecida no meio da tecelagem. Só pode ser vista parcialmente, mas a passagem inteira é: ΘΕΟΙ ΔΕ ΤΟΙ ΟΛΒΙΑ ΔΟΙΕΝ. A frase original, modificada para minúsculas, é θεοὶ δέ τοι ὄλβια δοῖεν (theoi de toi olbia doien), que significa "possam os deuses dar-lhe felicidade". Isso aparece duas vezes na Odisseia: Livro 8, linha 413, e Livro 24, linha 402. [3] [4]

No terço inferior a tapeçaria há um pedaço faltante que presumidamente é aquele que Ilana encontra na cabana preso com uma faca à parede.
Partedotapete

O pedaço encontrado por Ilana.

Polotno-reconstraction

A parte final da tapeçaria. Reconstrução com a parte encontrada na Cabana.

Uma terceira passagem está descrita no final da tapeçaria. Na parte legível encontra-se a seguinte inscrição: ...Σ ΜΟΝΟΙ ΤΟ ΤΟΥ ΠΟΛΕΜΟΥ ΤΕΛΟΣ ΕΟΡΑΚΑΣΙ (sic). A frase original, modificada para minúsculas é ς μόνοι τὸ τοῦ πολέμου τέλος ἑωράκασι (s monoi to tou polemou telos eōrakasi") que pode ser interpretada coo a seguinte frase atribuída a Platão: "Só o morto viu o fim da guerra". Se for assim, a palavra faltante pode ser ΘΑΝΟΝΤΕΣ ou ΤΕΘΝΗΚΟΤΕΣ, em letras minúsculas, θανόντες (thanontes) ou τεθνηκότες (tethnekotes), significando "aqueles que morreram".

A tecelagem também retrata numerosos hieróglifos, outras figuras trabalhando na colheita de trigo e navios do Egito antigo ao longo da parte de baixo.

Tapete

Visão integral da tapeçaria

Curiosidades

  • A primeira linha é similar ao início do Salmo 20:4: "Possa Ele lhe oferecer os desejos do teu coração". O Salmo 20:1 começa assim: "Possa o Senhor lhe responder num dia de problemas! Possa o nome de Deus de Jacó (Jacob) proteger você!"
  • Na tecelagem de Jacob, as mãos no fim das linhas eram usadas na arte egípcia do Culto de Aten. Criado pelo Faraó Akhenaten, o culto foi a primeira religião documentada a acreditar em uma única divindade. O Faraó e sua mulher Nefertiti são vistos em relevo recebendo as bênçãos de Aten (o sol) pelas mãos, normalmente, mas nem sempre acompanhado por um Ankh.
  • A tecelagem mostra essa cena: o disco solar (não habitualmente, nesse caso, acompanhado pelo olho de Rá) lança bênçãos às pessoas abaixo. (No caso de Akhenaten, apenas ele e sua família direta poderia receber essas bênçãos, fazendo dela uma religião bastante exclusiva; outras pessoas poderiam apenas receber bênçãos de Aten através da família real.)
  • Acredita-se que o êxodo judeu aconteceu aproximadamente 100 anos depois da morte de Akhenaten, durante o reino de Ramsés, o grande.

Erros de gravação

Nas cenas em que a tecelagem está sendo tecida e Jacob está sozinho na câmara, o epsilão "Ε" (quinta letra do alfabeto grego) está escrito incorretamente como um xis "Ξ", e a letra final da primeira linha deveria ser um sigma "Σ" no lugar de um "Ζ". Esse erro foi corrigido nas cenas em que Ben e Locke visitam Jacob e a tecelagem está concluída.

Também no FANDOM

Wiki aleatória