FANDOM

3x12 ParAvion

Cada um sabe sua razão para estar na Ilha...

Essa é uma teoria centrada principalmente em destino. Mesmo depois de ter sido descartada diversas vezes pelos produtores, alguns fãs se mantêm fiéis à teoria.

Básico

Segundo a teoria, todos os passageiros do voo 815 morreram com a queda do avião. Os passageiros que nem aparecem na Ilha já foram designados diretamente ao Inferno ou ao Paraíso. A Ilha é nada mais nada menos uma espécia de purgatório, onde todos estão mortos e estão sendo testados. Não só os sobreviventes do avião como também Desmond, Rousseau, Naomi, Cooper, Kelvin e os Tripulantes do Cargueiro. Jacob, o líder dos Outros, desempenha o papel de Deus na Ilha. Os Outros são os responsáveis pela purgação. Ou alguns deles, como Juliet, também estão sendo purgados.

A frase "trabalho à fazer" aponta diretamente para essa teoria. Locke não podia se suicidar. Não pelo fato de já estar morto, e sim pelo fato de que seu teste não acabou ainda. O mesmo com Michael, que foi "morto" no momento que seu trabalho foi feito. O Oceanic 6 sai da Ilha. Porém todos os membros sabem que deverão voltar para a Ilha, pois eles têm trabalhos a fazer: se redimir.

3X10 HurleyLibbyGrave

...e os que se redimem, seguem seus destinos.

O fato do nome Gary Troup ser um anagrama para "purgatory" contribuiu para essa teoria. Segundo a mesma, os personagens que morreram na Ilha teriam reencarnado, destinado ao Paraíso ou destinado ao Inferno.

Eles todos parecem ter feito algo que os deixa com um sentimento de culpa, ou eles têm problemas não resolvidos. Uma vez que eles confessem essas coisas, eles são "pegos" ou mortos. Se eles morrerem no purgatório, as almas tomam seus destinos. Um exemplo disso é a morte de Shannon. Ela morreu após alguém acreditar nela, Sayid, e isso era o que ela precisava confessar antes de partir. Ben fala sobre as pessoas na Ilha como boas ou más. Ser bom ou mal é muito importante quando se está no purgatório.

  • Pessoas que estão mortas aparecem na Ilha.
  • Crianças são capturadas porque elas ainda não têm pecados.
  • Eko diz a Charlie que os sonhos dele podem significar alguma coisa e que Aaron deveria ser batizado porque ele está em perigo. O batismo tem papel importante no limbo e no purgatório, pois isso limpa os pecados.

A teoria foi reforçada no momento que Naomi conta a Hurley que encontraram o avião no fundo do oceano, com todos os passageiros mortos. Porém, isso foi explicado mais tarde como sendo um avião plantado no fundo do oceano por Charles Widmore para evitar buscas de resgate que chegassem na Ilha. O fato de Eko encontrar o bimotor de seu irmão na Ilha, também colaborou para o desenvolvimento da Teoria.

Hft57

O sistema de segurança.

E o que é o Monstro segunda essa teoria? Se ele "captura" informações do passado dos personagens - como fez com Eko e Juliet -, ele possivelmente é controlado por Jacob ou pelos Outros - os "purgadores". E assume a forma das pessoas que marcaram o passado do sobrevivente - Christian Shephard, Yemi, Dave - e as testa. O Monstro geralmente forma um 'túnel' na frente de alguém; Eko e Locke ficaram muito calmos ao se depararem com isso. Olhando para a fumaça, Eko vê flashes dos maiores eventos de sua vida, e Locke refere-se ao que viu como "lindo". Todos essas propriedades - túnel, calma, ver a vida, experimentar a beleza - são mencionados em experiências de quase-morte, a maior diferença é que a fumaça é preta em contraste com a "luz do fim do túnel". O túnel da fumaça negra pode ser um atalho para sair do purgatório e ir para o Céu - como na expressão "luz do fim do túnel".

Prós e Contras

Prós

  • No episódio "S.O.S.", Bernard tenta fazer um chamativo SOS. Um dos diversos significados de 'SOS' é 'Salve Nossas Almas' - Save Our Souls.
  • Os sobreviventes parecem milagrosamente se curarem das doenças terrenas. Locke pôde andar novamente e Rose curou-se de um câncer.

Quote1 Não importa o que você fez antes disso, antes da queda do avião. Três dias atrás, nós todos morremos. Todos nós merecemos uma segunda chance. Quote2
Jack Shephard para Kate Austen, em "Tabula Rasa".

Quote1 Que bem seria matar você, quando nós dois já estamos mortos? Quote2
Sayid Jarrah para Ana Lucia Cortez, em "Collision".

Quote1 Nós estamos na Austrália. Nós estamos tão perto do Inferno que não podemos sair sem nos queimar. Quote2
Christian Shephard para Sawyer, em "Outlaws".

Quote1 Se isso não é o inferno, amigo, então onde nós estamos? Quote2
Anthony Cooper para Sawyer, em "The Brig".

Quote1 Te vejo em outra vida! Quote2
Desmond Hume para vários.

Quote1 Eu verei você novamente na próxima vida, se não nessa. Quote2
Nadia escreve na foto para Sayid Jarrah, em "Solitary".

Quote1 Deus não sabe há quanto tempo estamos aqui. Ele não pode ver essa Ilha tão melhor quanto o resto do mundo pode. Quote2
Benjamin Linus para Locke, em "Lockdown".

Quote1 O trabalho que você fará nesse lugar é importante Eko, é mais importante que qualquer coisa! (...) O que está feito, está feito! Quote2
Yemi Tunde para Eko, em "?".

Contras

  • A teoria do purgatório foi desmentida por J.J. Abrams em uma entrevista publicada em 14 de Março de 2005, embora ele tenha gostado da ideia.
  • A teoria foi novamente desmentida pelo produtor executivo Damon Lindelof em uma entrevista para o New York Times publicada em 25 de Maio de 2006. Sabendo que o final da Segunda Temporada mostra o mundo exterior no presente pela primeira vez, Lindelof acrescentou: "As pessoas que acreditam que eles estão no purgatório ou que eles são objetos de um experimento, irão começar a rever essas teorias baseado no fato que nós iremos, literalmente, mostrar o mundo exterior".
  • Essa teoria foi mais uma vez rejeitada por Damon Lindelof no Podcast Oficial do dia 6 de Outubro de 2006.
  • Com a revelação do episódio "D.O.C.", na qual Naomi diz que os destroços do voo 815 foram encontrados e que não havia sobreviventes, a teoria do purgatório foi desmentida duas vezes.
    • Primeiro por Damon Lindelof e Carlton Cuse no podcast de 30 de abril de 2007, onde eles insistiram que não estavam mentindo, e que não é o purgatório. E listaram várias possíveis explicações para a revelação de Naomi.
    • Segundo por Damon Lindelof em uma entrevista para o E! Online, onde ele disse: "Se nós fizéssemos tal coisa após repetidamente falarmos o contrário, nós estaríamos ferrados!".
  • Essa teoria é realmente errada agora que nós vimos a estação de comunicação, uma evidência clara que o mundo exterior ainda existe.
  • A teoria foi por água a baixo no Entertainment Weekly com a frase: "Essas pessoas têm coração e quando eles pararem de bater, elas morrem".
  • Foi dito que Leslie Arzt morreu após conseguir sair do posto de rejeitado, mas, primeiro, esse problema não é sério o suficiente para levá-lo ao purgatório, e segundo, todo o processo de sair desse cargo só foi realizado e admitido para Hurley.
  • Edward Mars teve uma obrigação incompleta. Ao passar o problema para outra pessoa, ele morreu.
  • Se a Ilha é um lugar que poderia decidir seu destino na vida pós-morte baseado nos pecados terrenos, então, porque Aaron nasceu lá? (No caso do pecado original ter sido exumado após o batismo).
  • A teoria que eles se tornam "redimidos" antes das mortes pode não ser nada mais que uma completa realização do personagem antes dele deixar o seriado.
  • Se a Ilha é o purgatório, todas as "mortes redimidas" foram causadas pela Ilha. Isso retoma em questão as mortes de Ana-Lucia e Libby.
  • Vários personagens, como Juliet Burke e Ben Linus, são descritos como, certamente, estando vivos quando eles chegaram na Ilha.
  • Damon Lindelof e Carlton Cuse desmentiram novamente a teoria em uma recapitulação especial de Lost, quando eles acrescentaram que os Sobreviventes não estão mortos e "existe algum lugar no tempo-espaço contínuo".

Curiosidades

  • Na "Divina Comédia", de Dante Alighieri, o Purgatório é descrito como uma ilha cujo o acesso é dificultado por um mar agitado.

Veja Também

Também no FANDOM

Wiki aleatória