FANDOM

"Namaste" redireciona aqui. Para o cumprimento, veja: Namastê.
1ª Temporada 2ª Temporada 3ª Temporada
4ª Temporada 5ª Temporada 6ª Temporada

"Namaste" é o nono episódio da 5ª Temporada e o 95º episódio de Lost; foi ao ar no dia 18 de Março de 2009.

Quando alguns velhos amigos chegam sem ser anunciados, Sawyer é forçado a continuar sua mentira para protegê-los.

Sinopse

1977

Bearhug

Hurley, feliz que Sawyer está vivo, o cumprimenta com um grande abraço.

Jack, Kate e Hurley cumprimentam Sawyer com excitação e abraços. Quando Jack pergunta a Sawyer por que ele está usando um uniforme da Iniciativa DHARMA, o golpista responde que eles estão em 1977. Miles chama Jin pelo rádio, perguntando onde o coreano está. Jin avisa Sawyer que, se ele não responder logo, um grupo de busca estará atrás deles rapidamente e pergunta o que eles devem fazer com o grupo. Sawyer decide levá-los para a vila. Quando Jack informa que o avião caiu, e que os outros, incluindo Sun, estavam no avião, Jin sai correndo, dizendo que vai até a Chama falar com Radzinsky.

De volta à vila, Juliet pergunta a Miles onde Sawyer está. Olhando nos monitores em uma estação DHARMA, Miles vê Sawyer de volta a casa. Quando chega lá, Juliet pergunta o que está acontecendo e Sawyer conta que Jack, Kate e Hurley voltaram e que ele está pensando num jeito de colocá-los na vila. Juliet informa que o submarino está programado para chegar naquele dia.

Radzinskymodel

Radzinsky, cuidadosamente construindo a cúpula da estação Cisne.

Na Chama, Radzinsky está construindo um modelo da cúpula da estação Cisne. Jin chega e começa a checar os instrumentos. Radzinsky manda Jin parar, dizendo que a apenas ele é permitido usar os equipamentos. Quando Jin pergunta sobre um possível acidente de avião, Radzinsky mostra-se cético e se recusa a ajudar. Entretanto, quando Jin o ameaça fisicamente, ele liga para outra estação DHARMA, perguntando sobre um avião.

5x09-juliet-holding-baby-ethan

Juliet segura o bebê Ethan.

Juliet pega o censo de tripulantes do submarino com Amy que está relaxando com seu bebê. Amy informa que dois dos novos recrutas recusaram-se a ir no último minuto. Juliet pergunta sobre o nome do bebê e Amy revela que ela e Horace planejam chamá-lo de Ethan. Amy ainda pergunta quando Juliet e Jim (Sawyer) terão um filho.

5x09-sayid-hostile-jin-dharma

Jin encontra o possível hostil, que se revela como sendo Sayid.

Na Chama, Radzinsky informa que nenhuma estação viu algum sinal de um avião. Ele manda Jin ir para casa, mas antes de fazer alguma coisa, um alarme começa a tocar. Um aparelho detecta um hostil no perímetro. Jin corre para fora e entra na grama alta perto da Chama. Ele vê alguém se movendo e manda parar. Chegando mais perto ele percebe que esse alguém é Sayid. Eles se cumprimentam e Jin pergunta sobre Sun. Tudo o que Sayid tem tempo de dizer é que não sabe onde Sun está e Radzisnky chega. Jin é forçado a fingir que Sayid é um hostil e força o iraquiano a ajoelhar, avisando que se ele falar mais alguma coisa, ele será morto.

Sawyer chega na vila com Jack, Kate e Hurley. Ele informa que o grupo será introduzido como membros da DHARMA. Nesse momento, Miles chega e avisa que Jin está com problemas na Chama. Chamando Jin pelo rádio, Sawyer descobre que Sayid foi capturado e que Radzinsky está cuidando disso.

5x09-pierre-recruits-jack

Jack é recebido por Pierre Chang.

Na vila, Jack está sendo interrogado por Pierre Chang. Depois de perguntar algumas coisas, ele dá a Jack seu novo trabalho, como um faxineiro, e quando interpelado sobre o significado de tal função, lhe fora descrito que seria algo como um zelador e que essa função era a que melhor se encaixava dentro do perfil demonstrado em sua ficha de recrutamento. Enquanto isso, Kate está sendo questionada por Phil, que suspeita quando o nome dela não está na lista. Antes de ele ficar mais desconfiado, Juliet aparece com uma nova lista de recrutas, que ela afirma ter pego de Amy e que contém informações sobre Kate.

Enquanto isso, Sawyer chega na Chama para pegar Sayid, mas descobre que Radzinsky está muito desconfiado sobre o iraquiano, quem ele acredita ter visto os planos para o Cisne. Sawyer pega Sayid e o leva para a vila. Quando o grupo está prestes a tirar uma foto de boas-vindas, Sawyer interrompe a cerimônia trazendo Sayid. Ele e Radzisnky levam Sayid até uma cela no porão.

5x09 Visit

O jovem Ben leva um sanduíche para Sayid.

Naquela noite, Jack procura Sawyer e encontra Juliet na casa dele. Depois de um cumprimento, ela mostra onde Sawyer está, lendo um livro. Jack pergunta sobre Sayid e Sawyer responde que está pensando num jeito de salvá-lo. Depois de criticar o estilo de liderança de Jack, Sawyer pede para ele sair. Enquanto Jack vai saindo, Sawyer vê Kate em uma casa próxima. Na cela, Sayid recebe um sanduíche de um garoto educado. Depois de conversarem, o garoto se identifica como Ben.

2007

Landing

O voo 316 aterrissa na pista de decolagem.

Logo antes do acidente do voo 316 da Ajira Airways, os Oceanic 6 contemplam seus destinos. Na cabine, o co-piloto diz a Frank que ele reconhece Hurley como um dos Oceanic 6, e se assombra com a coragem de Hurley de voar sobre o pacífico sul novamente. Logo após isso, o avião atinge uma grave turbulência. Frank pega os controles e tenta arrumar o curso do avião, mas acontece um flash de luz e, de repente, eles encontram-se num dia lindo.

Helping

Frank acalma os passageiros.

O avião começa a dar um aviso de sustentação, e Frank tenta ajustar, mas, assim que eles saem das nuvens, a ilha está à frente deles. Frank consegue não bater em uma colina e enquanto voam sobre a ilha e o co-piloto vê o que parece ser uma pista de decolagem. Frank consegue aterrissar, mas não consegue parar o avião antes do término da pista. Ele desmaia e, depois de acordar, descobre que seu co-piloto morreu após ser atingido por um galho.

Na cabine, Caesar cuida de Ilana, que desmaiou. Ele a acorda e informa sobre o acidente. Depois de notar que Sayid sumiu, ela pede ajuda de Caesar. Frank então vem da cabine para averiguar os passageiros. Sun o chama e ele vai até ela, perguntando onde estão os outros Oceanic 6. Nesse ponto, Ben informa que todos os outros desapareceram.

Fallen

Ben inconsciente.

Enquanto Sun está olhando o mar, Ilana chega e pergunta se ela perdeu alguém no acidente. A coreana responde que estava viajando sozinha. Frank chama todo mundo e informa que o rádio não está funcionando e que o melhor plano é esperar por resgate. Nesse momento, Caesar pergunta onde eles estão e parece cético quando Frank diz que a ilha não está nos mapas. Caesar nota que existem prédios com jaulas de animais por perto e outra ilha visível. Ouvindo isso, Ben, que estava perto, entra na floresta. Sun o segue e ele explica que está indo para a ilha vizinha e pergunta se ela quer ir junto.

5x09 Open the door

A silhueta de Christian Shephard na vila.

Ben informa que não sabe onde Jin está, mas que parece lógico procurar na ilha vizinha. Ele convence Sun a ir junto. Nesse momento, Frank aparece e avisa Sun para não confiar em Ben. Ela diz que precisa e os dois o seguem pela floresta até acharem três canoas que estavam escondidas. Enquanto Ben conversa com Frank, Sun o acerta com um dos remos, deixando-o inconsciente.

Welcomephoto

Christian Shephard mostra a foto da DHARMA.

Frank e Sun chegam à doca de noite. Andando pela doca eles veem destroços e escutam um barulho quase no final da doca. Chegando na vila, eles a encontram destruída e aparentemente deserta. Então, uma luz surge de uma das casas e uma porta se abre. O homem se identifica como Christian e quando Sun pergunta sobre Jin, ele pede que os dois o sigam. Dentro da casa, Christian mostra uma foto de 1977, dentre vários porta-retratos que estão na parede. Quando mostra para Sun e Frank, eles veem seus amigos em uma foto dos recrutadores da Iniciativa DHARMA. Então, Christian diz a Sun que ela tem uma longa jornada pela frente.

Curiosidades

Gerais

  • Esta é a primeira vez que Pierre Chang aparece em um tempo definido ou encontra um dos sobreviventes originais.
  • A música "Dharma Lady" de Geronimo Jackson pode ser ouvida quando os novos recrutas estão posando para a foto.
  • Embora o voo 316 da Ajira Airways atravesse um clarão (indo da noite para o dia) antes de pousar, o avião e os passageiros que restaram ainda parecem estar em 2007 já que o título de transição no episódio informa que as cenas de 1977 se passam "Trinta Anos Antes".
  • Quando o co-piloto do avião manda uma mensagem de socorro, ele capta uma transmissão de voz dizendo os números. A origem desta transmissão é um mistério já que a transmissão da DHARMA foi substituída pela transmissão de Rousseau em 1988, e que a transmissão foi subsequentemente terminada em 2004 durante os eventos de "Through the Looking Glass".
  • Baseando-se nas fotos dos novos recrutas da Iniciativa DHARMA, novos recrutas ainda chegarão à Ilha em 1978.

Notas de Produção

  • Daniel, Desmond e Locke não aparecem neste episódio.
  • A namorada de Jorge Garcia, Bethany James Leigh Shady, aparece como uma sobrevivente sem nome (redshirt) do Voo Ajira 316.
  • Rosie é creditada no release de imprensa da ABC MediaNet, mas não aparece no episódio.

Erros de Gravação

  • Na cena em que Frank orienta os sobreviventes na praia, um Redshirt (a namorada de Jorge Garcia) está parada atrás de Sun, à sua direita. Na cena seguinte, ela está longe de Sun; na próxima, porém, quando Sun segue Ben, ela está novamente atrás de Sun.
  • No vídeo das Barracas, que Jack e Kate assistem enquanto aguardam serem fichados, Pierre Chang está vestindo um jaleco com o logotipo da estação Swan, apesar de parecer que essa estação ainda não havia sido construída.

Temas Recorrentes

Temas Recorrentes em Lost
Preto e BrancoAcidentes de CarroConexões entre PersonagensDestino contra o Livre ArbítrioGolpesOlhosCriançasAmputaçõesAprisionamentosIsolamentoApelidosChuvasSonhosVida e MorteReligiões e IdeologiasOs NúmerosSegredosTempoGravidezQuestões Familiares

Análise da História

  • Sawyer consegue aprisionar Sayid ao invés de matá-lo. (Golpes) (Prisões)
  • Sawyer aumenta seu golpe para incluir a aparição repentina do grupo de Jack. (Golpes) (Time-A)

Referências Culturais

Referências
(somente referências diretas)
ArtesLivrosAutomóveisJogosFilmes e TVMúsicas TocadasReligião e Ideologias

Técnicas Literárias

Técnicas Literárias
IroniaJustaposiçãoGanchoReviravoltaArquétipoRedshirtPersonagens Não VistosDeus Ex MachinaFlashbacksFlashforwardsPrefiguraçãoDistraçãoFrases ComunsSimbolismoNarrador Inseguro

  • Jack, Kate, e Hurley tiram uma foto como recrutas da Iniciativa DHARMA.
  • Houve severas mudanças na personalidade de cada um.
    • Sayid agora está preso, e é visitado pelo jovem Ben.
      • Sayid se apresenta com um hostil, mas não é; Ben diz o contrário, mas era um hostil.
    • Sawyer é agora o novo líder, e suas ações são questionadas pelo Jack.
    • Kate e Juliet competem de novo pelo mesmo homem, mas agora Juliet tem o relacionamento e Kate está sozinha.
  • Jack ri com ironia quando é recrutado como zelador pela DHARMA, logo ele, um médico cirurgião de reconhecido sucesso. (Ironia)

Referências a Episódios

Questões não respondidas

Para teorias dos fãs sobre as questões não respondidas, veja: Namaste/Teorias
  • Por que Christian estava na Vila?
  • O que aconteceu na Vila depois que Locke e Sawyer foram embora três anos atrás?
  • O que é a "longa jornada" que Christian falou para Sun que ela tinha à frente?
  • Por que o último nome de Ethan é "Rom" e não "Goodspeed"?
    • Qual o sobrenome de Amy?
  • Como Ben sabia onde os barcos ficavam?
  • Quando os Outros acabaram de construir A Pista de Decolagem?
  • Se Ethan nasceu entre o pessoal da Iniciativa DHARMA, como ele se tornou um dos Outros?
  • Onde todo o pessoal que chega na vila é alojado? Porque o número de casas é pouco para todos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória