FANDOM

Desde que o biólogo alemão Ernst H. Haeckel utilizou pela primeira vez o termo ecologia, em 1866, e a definiu como sendo a relação entre os seres vivos e o meio ambiente, diversas teorias relacionadas ao termo foram desenvolvidas. Uma destas é a Hipótese de Gaia, desenvolvida pelo cientista britânico James Lovelock. Essa teoria afirma que a própria vida controla as condições físicas e químicas da superfície da Terra, para que se torne adequadas à vida. Esta hipótese tem levado ao desenvolvimento de uma nova ciência dos sistemas, que estuda todas as inter-relações da biosfera.

Desenvolvimento

A Hipótese de Gaia fortalece a ideia de que a própria natureza poderá impor limitações à existência de vida humana no planeta, sobretudo se a nossa espécie representar uma séria ameaça para as demais espécies. Essas limitações, segundo alguns cientistas já podem ser evidenciadas, uma dessas é o aquecimento global, o qual é a causa para o derretimento das calotas polares que é um das grandes causas para o aumento do nível das águas oceânicas. Esses desastres ambientais acarretam em efeitos globais que podem modificar as condições naturais que propiciam a vida no planeta.

A Teoria e Lost

É possível que a teoria tenha servido como base para criação da série; haja posto que vemos passando por tempos de conflito entre a raça humana e o ambiente. Por volta de 1984, o cientista britânico James Lovelock deu uma entrevista (cujo tema era a Tecnologia), em que dizia:

"Eu espero e acredito que nós devamos desenvolver uma tecnologia equilibrada e econômica, que esteja com maior harmonia com Gaia (a Terra) ... Os recursos elementares de Gaia - energia, água, ar e clima - são tão abundantes e renováveis que, consequentemente, nos tornam milionários em potencial. E potencialmente, ao menos, nós temos inteligência para apreender como proceder com Gaia, em vez de a esgotarmos".

Em Lost

Talvez a teoria estava sendo estudada pela DHARMA, a qual tinha, ou tem, planos de torna o mundo mais viável aos seres vivos ou de minorizar os danos futuros que esses poderiam sofrer com a resposta do ambiente - isso poderia explicar as pesquisas com ursos polares - mas para isso acontecer a empresa deveria ter um local onde as atividades de Gaia, fossem quase personificadas - nesse caso a ilha. Porém, havia um grupo de pessoas que era contra o estudo esses eram os Hostis - os quais poderiam ser os próprios nativos da ilha ou ex-funcionários da DHARMA. Esse grupo talvez eram responsáveis por diversas sabotagens, uma delas ocasionou o incidente, para acabar com a ameaça a DHARMA criou um sistema de segurança, chamado Cerberus, este é composto por três unidades de alto avanço científico que têm como missão acabar com qualquer ameaça a ilha. Porém durante a purgação os Hostis tomaram controle da ilha e do sistema.

Os naufrágios e a cura

Dois dos maiores mistérios de Lost são as propriedades de cura da ilha e os misteriosos naufrágios (Black Rock, Voo 815, Elizabeth e o balão). Esses mistérios podem ser explicados a partir da ideia de que a Ilha possa realizar um processo de seleção natural, dessa forma ela poderia escolher quem ela que curar ou não - Um bom exemplo é que Locke foi curado de sua paralisia, porém Ben Linus não foi curado do tumor - O fato dela atrair diversos acidentes pode indicar que ela escolhe aqueles que possuem um maior potencial para ajudá-la.

Bibliografia

  • Geografia - Espaço e vivência.

Também no FANDOM

Wiki aleatória