FANDOM

O Espelho é o nome da estação submersa da Iniciativa DHARMA. A estação fica na costa da Ilha, próximo ao Cabo.

A Estação

3x21 looking glass right

O formato circular da estação

A estação está situada na costa da Ilha. É apoiada no fundo do oceano por vários suportes. A estação está em um profundidade desconhecida, mas pode ser vista da superfície da água. Possui um ancoradouro para o submarino conhecido como lago da lua.

De acordo com Juliet, a estação foi inundada por um "acidente". Juliet não tinha nenhuma informação da estação, e não sabia como ela ainda estava em funcionamento. Juliet disse também que Ben usava um equipamento da estação para bloquear todas as transmissões com o mundo externo que não fosse dos Outros.

Eventos relacionados à Estação

3x21 looking glass inside

Nossa primeira imagem da parte interna do "Espelho"

Desmond contou a Charlie que teve uma visão onde Charlie entraria na estação em baixo d'água, para "apertar um interruptor" afim de parar a interferência no sinal e se afogaria em uma sala inundada. Charlie mergulha até a estação e através do ancoradouro do submarino e entra em uma sala pressurizada, mostrando que aparentemente, não havia nada alagado na estação. Quando percebe que está vivo e a "salvo", ele grita que estava feliz por ter sobrevivido e neste instante é abordado por duas mulheres armadas, Greta e Bonnie. ("Greatest Hits") Elas amarram Charlie em uma cadeira e o interrogam sobre como e por que ele chegou à estação. ("Through the Looking Glass") Elas deram a Ben esta informação pelo walkie-talkie, na qual Mikhail é enviado para investigar. Desmond (que estava na canoa com Charlie) é forçado pular na água e nadar até a estação devido a chegada e ao ataque de Mikhail. Quando ele chega na estação, ele vê Charlie, mas é forçado a esconder-se num armário para que Greta e Bonnie, que estão na Sala de Controles, não o vejam.

Logo após Mikhail chegar, ele mata Greta e fere fatalmente Bonnie, antes de ser ferido com um arpão por Desmond. Com o códido de Bonnie, Charlie desativa o bloqueio das transmissões e recebe uma transmissão de Penny. Sem alarmar Charlie ou Desmond, Mikhail escapa e mostra uma granada a Charlie na janela da Sala de Controles. Charlie fecha a porta para proteger Desmond, e afoga-se.

Visitantes

Abaixo está a lista de todos os que visitaram a Estação Espelho
(na ordem que foi visto/vista)

Foto Nome Status Razão da Visita
Charlie-mini
Charlie Morto Desligar o bloqueio de rádio.
Bonniepromo
Bonnie Morta Proteger o bloqueio.
Gretapromo
Greta Morta Proteger o bloqueio.
Desmond-mini
Desmond Vivo Desligar o bloqueio e fugir dos tiros de Mikhail.
Mikhail 3x11
Mikhail Morto Ajudar a proteger o bloqueio, matar Bonnie, Greta e Charlie (e não diretamente Desmond)

Abaixo está a lista de todos os que não visitaram a Estação Espelho mas tem conhecimento

Foto Nome Status
Homecoming739
Sobreviventes Vivos em sua maioria (há membros mortos)
Colleen Promo 2x02
Os Outros Mortos em sua maioria (há membros vivos)

Logotipo

Artigo Principal: Iniciativa DHARMA/Logotipos

O logotipo para esta estação é um coelho, como foi visto no diagrama esquemático e na parte superior da estação. O logotipo no esquema diferente do que aparece no exterior da estação. Os logotipos do esquema e do exterior também diferem em suas porções de cores inversas.

Referências Culturais

  • No segundo livro, Alice tinha dois gatos que eram preto e branco. Ambos gatos eram descendentes de Dinah, a gata de Alice em Alice no País das Maravilhas. Alice culpou seu gato preto por todo mal causado no segundo livro, mas o gato branco foi considerado completamente inocente.

Curiosidades

3x21 looking glass hatch

Diagrama Esquemático do Espelho, com o código GVS-199288472982

3x21 looking glass exterior2

O exterior do Espelho - O logotipo do coelho é visto.

  • O código para desativar o bloqueio é a sequência das notas de "Good Vibrations". A sequência numérica dita por Bonnie é 5-4-5-8-7-7-5-5-4-3-7-7-6-1-1-3.
    • A soma destes números é igual a 78. Veja que 7 + 8 = 15.
  • O Espelho é uma referência para o "Alice no País do Espelho". No livro, alguém poderia olhar através do espelho mas não poderia ser visto por aqueles que estavam do outro lado.
  • Um looking glass é um termo Vitoriano para um espelho.
  • O Diagrama Esquemático do Espelho dá uma fórmula para que parece ser um sinal periódico. Esta é a soma de um sinal periódico contínuo e um termo Z, na qual provavelmente é um ruído. Um gráfico próximo e uma fórmula mostram outro sinal periódico, no qual é uma soma de um termo constante e diversos termos co-senos, cada qual com uma distinta amplitude, frequência e fase. Nenhum dos parâmetros são dados numéricamente.
  • Ondas de Rádio são extremamente péssimas para propagar através da água, deixando somente cruzar pelo ar, devido a uma grande diferença na impedância média da transmissão.
  • O documento da Iniciativa DHARMA que Sayid pegou, refere-se a estação como uma "escotilha" - a única ocorrência até aqui de uma fonte da DHARMA usando esta palavra.
  • Duas versões do logotipo da estação podem ser vistos durante o episódio "Greatest Hits".
    • Uma versão está impressa no esquema que Sayid encontrou na Chama: o centro mostra o coelho com algo que parece ser a face de um relógio marcando 8:15 e o anel externo é o bagua do DHARMA com trigramas brancos sob um fundo preto.
    • A outra versão aparece do lado de fora da estação quando Charlie está nadando até ela: o centro mostra o coelho mas a "face do relógio" está faltando e o anel externo tinha trigramas pretos sob fundo branco.
  • O esquema do Espelho sugere que ele está a 70 metros (220 pés) abaixo do nível da água e 10 metros (30 pés) acima do leito do mar. Há também uma referência a uma sala de sonar/observação. Muitos itens no esquema parecer inconsistentes com a atual estação.
    • É muito possível que o esquema seja um antigo projeto da estação, na qual não reflete com a atual construção.
  • "Looking Glass" foi o codinome para um grupo de comando de paraquedismo que o Exército Americano empregou de 1961 à 1990. Formalmente conhecido como Grupo de Comando Paraquedista Nuclear (Airbone Nuclear Command Post - ABNCP), ele foi designado para sobreviver a ataques nucleares que destruíssem outros grupos de comando de terra. O codinome foi uma referência ao fato de que o ABNCP duplicava (ou "espelhava") as instalações do comando em solo. Era também dito como referência o fato de que o ABNCP tinha uma série de aviões idênticos, na qual pelo menos um deles sempre estava no ar.
  • O código GVS-199288472982 é visível no esquema do Espelho.
    • A soma dos numeros é igual a 69 que é 3 X 23.
  • Charlie entrou o código tocando "Good Vibrations" é remanescente do episódio de South Park onde Towlie tocou "Funkytown" em um teclado em uma base militar.
  • Moon Pool (ou Lago da Lua) é um termo utilizado no meio Naval para uma abertura no chão de uma sala presurrizada de um navio ou plataforma que permite entrar e sair da embarcação ou ainda içar ou arriar equipamentos.

Questões Não Respondidas

Para teorias dos fãs sobre as questões não respondidas, veja: O Espelho/Teorias
  • Qual é o propósito da estação?
  • Qual o significado do nome?
  • Se O Espelho é uma estação de radio porque foi construída debaixo d'água?
  • Qual o propósito do cabo em relação à estação?
  • Quem eram as duas mulheres armadas que atacaram Charlie dentro da estação?
  • A Torre de Rádio está operando juntamente com O Espelho?
  • Porque no esquema o formato da estação parece ser diferente do que é visto?
  • Como a estação pega consegue ar?
  • Qual a profundidade da estação?
  • Porque existem diferentes versões do logotipo da estação?
  • O submarino é o único meio de transporte até a estação?