FANDOM

ABC Journal.jpg

A primeira página do segundo autor

Diary2a.jpg

Outra página do segundo autor

O Diário é uma antiga e ex-parte da seção oficial de Lost no site da ABC. Caso deseje ver o diário de Claire, que aparece na série, visite Diário da Claire.

Durante a 1ª Temporada, as anotações eram escritas por um personagem chamado Janelle Granger, que oferecia uma perspectiva de um dos sobreviventes figurantes. Ela comentou sobre os mais importantes eventos enquanto eles aconteciam e durante suas atividades ela, ocasionalmente, encontrava com um dos personagens principais, porém, ultimamente, apesar das alusões aos misteriosos eventos de sua vida antes da queda, a história dela não adicionava nada a mitologia de Lost. Por exemplo, ela menciona ver, o que ela acha ser, uma baleia, enquanto nadava, porém a descrição é somente de uma grande forma negra e jatos de ar sendo lançados.

A história de Janelle, aparentemente, acabou na noite que a escotilha foi aberta; ela descreve "um flash de fogo brilhante - depois uma alta explosão". A última anotação termina com um mistério: "Por quê ela está gritando? Alguém atrás de mim? Eu não consigo encontrar minha bolsa". O que aconteceu ainda está por ser revelado, porém nas temporadas seguintes, nenhum dos personagens comentou a ausência dela, isso faz com que pareça que ela foi abduzida ou assassinada ou ela pode simplesmente ter perdido o diário.

Na 2ª Temporada, Chris Dobson assume o diário. O tom desse segundo autor, que diz ter encontrado o diário na praia, é mais cínico que o de Janelle, e torna-se cada vez mais agressivo e paranóico no decorrer do diário. O diário torna-se um ponto de muita discussão quando Dobson pareceu ter identificado o capturado Henry Gale como seu "irmão", mas, mais tarde, as anotações revelam que o irmão real, chamado Steve Dobson, estava de fato no Vôo Oceanic 815 e morreu na queda. A mente de Dobson suprimiu da memória o fato e criou a história como mecanismo de cobertura.

No começo da 3ª Temporada, os diários não estão mais no site oficial e todas as anotações anteriores foram removidas.

Identidade do segundo autor

  • Chris tinha, pejorativamente, mencionado o grupinho dos "jogadores principais" e o "conselho de liderança" (embora, como nós vimos, vários personagens principais se sentiram "por fora").
  • Estava presente quando Hurley passou distribuindo a comida e anotou a chegada dos sobreviventes da cauda.
  • Refere-se a muitos personagens em terceira pessoa (incluindo Jack, Charlie, Sayid e Locke).
  • Ele não conhece Janelle
  • Várias passagens focam no que sabemos sobre os Outros:
    • Fixação em crianças: "Nós, claro, somos ensinados a entender a vital importância das crianças" (Chris, também, pareceu admirar Charlie pelo seus esforços para proteger Aaron.)
    • De quem é a ilha? A questão da posse: "Quem essas pessoas acham que são? ... Essa ilha não é deles".
    • "...nada pode vir deles [de um conflito com os Outros], mas a própria destruição".

Esse diário é confiável?

Muito da confusão criada em torno do diário pode servir para explicar que ele não é confiável. A primeira parte em particular parece não ter apoio na mitologia oficial do seriado.

Por exemplo, a cronologia dos eventos como gravado por Janelle não é compatível com as datas de acordo com o episódio "The Other 48 Days". No podcast oficial, os escritores Damon Lindelof e Carlton Cuse zobaram de uma questão sobre Janelle, aparentemente não estavam a par do papel dela no diário online.

Também, o segundo autor diz que o irmão está enterrado no que ele chama de Montanha Boone; porém, os corpos dos passageiros que morreram na queda foram todos cremados quando queimaram a fuselagem.

Muitos links do diário estão inacessíveis, algumas anotações estão faltando, e outras estão duplicadas/triplicadas. Seria razoável o site possuir uma melhor manutenção caso houvesse ligações substanciais com a história.

Uma teoria, regra geral, é que o escritor ou escritores são representados como simplesmente loucos ou, por outro lado, não confiáveis com a história. Isso permite que tudo que eles dizem ser factual, já que eles são precisos entre e fora do grupo deles, porém não pode ser levado 100% à sério. Isso permite que eles nos contem algumas boas notícias durante o tempo, como o fato de que Mr. Eko estava construindo uma igreja, enquanto que outras afirmações ultrajantes e ações podem ser ignoradas.

Diário na Íntegra

Veja o Diário ABC Traduzido, com todas as páginas (em Português)

Também no FANDOM

Wiki aleatória