FANDOM

Concurso 5ª Temporada
Concurso Episódios Sexta Temporada

Concurso Episódios 6ª Temporada
LOSTpédia

C6x06 - A Descendente

Escrito por: Rodrigo de Mello
Não-disponível em PDF

Anteriormente em Lost

[Ilana, Bram e os outros chegam carregando o corpo de Locke dentro do compartimento da Ajira e falam com Richard pela primeira vez].

[Bram e outros homens seqüestram Miles e tentam convencê-lo a não ir para a ilha]

[Ilana aparece toda machucada num hospital russo, Jacob a visita e a pede um favor].

[Ben reencontra Annie em uma das salas do templo].

[O inimigo se encontra com Richard na porta do templo e Ilana atira nele pelas costas].

Introdução

Flashback

[Uma mão é vista colocando uma fita cassete no aparelho de som. A música “Loosing My Religion” do R.E.M (mostrando que estamos nos anos noventa) começa a tocar e uma garota de mais ou menos dezessete anos deita-se na cama escrevendo em um caderno. Seu rosto parece animado].

[Sua mãe abre a porta do quarto e a chama].

MÃE: Ilana. Tem alguém aqui que eu quero que você conheça...

ILANA: Ah, mãe. Eu não quero descer agora...

MÃE: Vamos Ilana. Não seja mal educada. Ele veio aqui somente para te ver.

ILANA: Ai! Tá bom mãe já estou indo.

[A jovem Ilana fecha seu caderno, calça seus chinelos e desce levemente curiosa para saber quem estava lá para vê-la. Ao chegar à sala, olha para a TV. Está passando a cena de um braço sendo decepado num dos filmes da trilogia Star Wars. Sua mãe abre a porta e vemos que é Jacob quem adentra a casa].

JACOB: Bom dia. Você está linda, sabia Ilana? Cresceu muito...

ILANA: Desculpe moço, mas eu te conheço?

JACOB: A última vez que eu te vi você era um bebezinho. Eu vim aqui para conversar com você sobre algo muito importante. Querida... É melhor você se sentar.

[Ilana se senta confusa].

JACOB [Se dirigindo à mãe de Ilana]: Ela está pronta... Acho que chegou a hora, Tereza. ILANA: Pronta para quê?

JACOB: Ilana. Tenho uma boa notícia para você. Você não precisará mais freqüentar a escola a partir de hoje.

ILANA: Por que não?

JACOB: Por que você já está madura o suficiente para aprender sobre coisas muito mais importantes do que qualquer matéria que você teria no colégio ou na universidade... ILANA: Como assim?

JACOB: E se eu te dissesse que existe um lugar muito especial e secreto, além do mundo que você conhece. E que você terá a honra de aprender sobre ele, para protegê-lo, e quem sabe até mesmo conhecê-lo?

TEREZA: Você será mais do que uma garota normal, filha. Carregará consigo um grande fardo, mas também uma grande honra. Minha mãe me passou os conhecimentos sobre esse lugar e agora é a hora de eu te passar o que aprendi.

ILANA: E seu eu não quiser aprender sobre esse lugar? E se eu quiser continuar tendo uma vida normal?

JACOB: Ilana, infelizmente você não tem escolha.

Tempo Real

INIMIGO: Você não sabe do que eu sou capaz. Enquanto vocês recrutavam pessoas para a ilha, tendo a falsa esperança de que povoá-la iria dar certo, eu andei planejando. Planejar é algo em que Jacob não pensava, e agora veja onde ele acabou.

RICHARD: Bem, quem disse que Jacob não planejou tudo isso?

INIMIGO: Ele está morto.

RICHARD: Isso não importa. Seu trabalho ainda não –

[De repente, um tiro atinge o Inimigo pelas costas, e ele cai ao chão. Vemos Ilana logo atrás dele, abaixando a arma que usou. Kate, Bram e Claire estão junto com ela. Todos estão surpresos.]

ILANA: Olá...

[Todos olham surpresos para Ilana com as bocas abertas. Ninguém ousa dizer nada].

ILANA: Vamos! Prendam-no logo, antes que ele se levante!

JACK [surpreso, com olhos levemente arregalados]: Antes que ele se levante?

ILANA: Exatamente. Ele não está morto. Somente Jacob pode matá-lo... Logo ele vai se recuperar.

RICHARD [Curioso e impositivo]: Ei! Como você sabe tanto sobre Jacob e sobre essa ilha? Quem é você?

ILANA: Meu nome é Ilana Hari. Isso faz algum sentido para você?

RICHARD [Olhando para Bram]: Acho que eu começo a entender. E você? Quem é? Está com ela?

BRAM [Limpando as mãos para apertar a de Richard]: Sim. Eu sou Bram, descendente de Lewis Stoker.

[A câmera foca na mão de Alpert e Bram apertando as mãos e, em seguida, mira em Richard que sorri amistosamente].

RICHARD: Jacob nunca havia me falado sobre seu plano. Eu nunca entendi por que seus antepassados deixaram a ilha há muitos anos atrás. Agora tudo faz sentido!

ILANA: Agora que já nos apresentamos formalmente... Ajudem-me a prendê-lo. Nós teremos muito tempo para conversar depois disso. [Tomando a iniciativa e levantando o corpo desmaiado de Locke].

LOST

Flashback

[Um carro estaciona próximo a um lago muito belo e grande. A mãe de Ilana abre a porta do carro e ordena que ela saia].

MÃE: Vamos Ilana. Você verá que as coisas não são tão ruins quanto parecem... Não precisa ter vergonha, filha.

[Sua mãe a estende a mão e as duas vão em direção ao grupo que se encontra próximo ao lago. A pequena jovem se senta no chão próxima a um menino e espera que algum dos adultos comece a falar. Sua mãe vai para perto dos demais pais.].

GAROTO: Olá. Sou Abraham.

ILANA [sem muito interesse]: E eu sou Ilana.

GAROTO: Pode me chamar de Bram.

[Ilana só olha para ele sem responder nada].

BRAM: Sua mãe também te obrigou a vir aqui?

ILANA: Sim.

BRAM: Você sabe o que vai acontecer agora? [Ilana nem dá bola para ele].

[Nessa hora uma das mães entre os pais dos garotos limpa a garganta e começa a falar com os garotos e garotas].

MÃE B: Olá, meus queridos. Vocês já devem saber por que estão aqui... Há muitos anos nossos antepassados viveram num lugar mágico. Num lugar especial...

BRAM [cochichando para Ilana]: Se esse lugar é tão especial assim, por que nós vivemos aqui, e não lá?

[Ilana ri sem olhar para a cara de Bram].

MÃE B: Há muitos anos eles se mudaram desse lugar, pois era preciso que alguns o deixassem e impedissem que as pessoas erradas descobrissem sobre ele. Além disso, caso algo desse errado por lá, toda a cultura e os segredos deveriam ser preservados e transmitidos, para as pessoas certas, pelos que ficaram de fora. Ou seja, nós. Agora é hora de transmitir nosso legado à diante.

[Ilana muda a cara carrancuda para uma mais alegre e começa se soltar com as piadinhas de Bram o olhando nos olhos. Os dois rapidamente começam a cochichar sem prestar atenção no que era dito ao grupo].

MÃE B: Vocês já estão grandinhos para aprender tudo sobre esse lugar: Como é, como funciona, os segredos que esconde... E são espertos o suficiente para saber que haverá punições caso vocês não cumpram as regras e contem sobre ele para alguém que não seja um de nós. Qualquer pessoa fora desse grupo está proibida de saber sobre a ilha. Vocês entenderam?

[Nessa hora um adulto aparece atrás deles e os dá uma bronca].

HOMEM: Vocês têm uma missão muito importante pela frente. Deveriam estar prestando atenção no que ela fala. Vocês são descendentes de homens que sacrificaram suas estadas num lugar perfeito para defendê-lo e proteger aqueles que amavam. Vocês deveriam honrá-los ao invés de brincarem...

[Os dois se olham envergonhados pela bronca que haviam acabado de tomar].

Tempo Real

[A cena abre com o inimigo amarrado por diversas cordas sem poder se mover sentado em uma pedra enquanto Jack, Richard, Ilana e Bram discutem].

ILANA [preocupada]: Nós temos que prendê-lo na gruta do templo. Somente cordas não são suficientes para segurá-lo. Logo ele irá acordar e se recuperar. Ele nos causará problemas.

RICHARD: Mas nós também não podemos deixá-lo dentro do templo. Você sabe o que ele deve estar procurando ao vir aqui, não sabe Ilana? É perigoso deixá-lo tão perto daquilo [desconversando].

[Ilana faz que sim com a cabeça, e olha para Jack tentando parecer discreta].

JACK [nervoso]: Ei! Vocês estão escondendo algo de mim? Primeiro você diz que eu sou o líder e agora...

RICHARD [interrompendo Jack]: Calma, Jack. Tem coisas que não devem ocupar sua cabeça por enquanto. Você é importante para outras coisas agora. Deixe que nós nos preocupemos com isso...

JACK: Eu vou falar com ele... [Indo à direção do inimigo].

RICHARD [Mostrando desaprovação no olhar]: Jack...

JACK [sendo incisivo]: Eu vou- falar- com ele.

[Jack chacoalha o inimigo bruscamente e joga um pouco de água em seu rosto enquanto ordena]:

JACK: Acorde, Vamos! Acorde...

[A câmera foca os olhos do inimigo se abrindo e, ainda fraco, ele encara Jack sem expressão alguma em seu rosto].

JACK: Quem é você?

INIMIGO: Quem sou eu?... Você não sabe nem mesmo quem VOCÊ é Jack...

JACK [surpreso]: Como você sabe meu nome?

INIMIGO: Eu sei de muitas coisas nessa ilha... Um amigo meu me disse coisas sobre você. Um amigo que te conhece muito bem...

JACK: Do que você está falando?

INIMIGO: Você ainda não está pronto para entender isso... Não está pronto para revê-lo... [Esperando a reação de Jack]

JACK [Com olhos arregalados] você não está insinuando que...?

INIMIGO [mudando de assunto]: O que você quer de mim, Jack?

JACK [que engole a seco e até acha melhor mesmo não continuar no assunto anterior]: Então quer dizer que somente Jacob pode te matar?

INIMIGO: Isso. E ao mesmo tempo, sou o único que NÃO pode matá-lo. Soa injusto, não?

JACK: E aquele... Monstro? Não pode te matar.

INIMIGO: O Cérbero? [sorrindo] Não... Eu e Jacob temos voz de comando sobre ele. Ele jamais nos mataria. Apesar de ter poder para fazer isso...

JACK: O que ele é?... O Cérbero?

INIMIGO: Não acha que já perguntou demais Jack? É o seu amigo Richard que deveria contá-lo certas coisas, não concorda? [encerrando o assunto e provocando Jack].

[Ben está em uma sala escura. Ele procura por algo. Então, ele vê alguém de costas à distância.]

BEN: Você está aí?

[A pessoa se vira. Ben se aproxima dela, e vemos que é uma mulher ruiva.]

BEN [feliz]: Annie.

[Ela sorri em troca].

BEN [preocupado]: Está tudo bem por aqui? Está tudo sob controle?

ANNIE [sem entender sua preocupação repentina]: Sim Benjamin, o que está acontecendo?

BEN: Ele está aqui... E você sabe o que ele quer... [Apontando com a cabeça para dois vasos tapados, de tamanhos diferentes ornados com desenhos dos deuses Seth e Anubis e hieróglifos representando as pragas do Egito os rodeando].

ANNIE: Então ele voltou?

BEN: Sim! Saia daqui Annie... Eu chamarei outros para protegerem esse local. Você não pode mais fazer isso.

ANNIE: Não Ben! Eu quero ficar aqui... Eu passei todo esse tempo os guardando e posso continuar fazendo isso.

BEN: Dessa vez é diferente Annie. Se ele os utilizar... A guerra estará perdida.

ANNIE: Eu renunciei a tudo para manter-nos seguros por todos esses anos. E agora que sou mais necessária, você quer me tirar daqui? Eu renunciei a tudo que eu mais amava Benjamin.

[Emocionada, chegando perto do rosto de Ben].

BEN [Se desvencilhando do beijo de Annie, com a face também emocionada]: Não tem o que discutir Annie. Eu vou falar com Richard. Eu não quero que nada de mal aconteça com você. Eu... [Saindo do local antes de dizer que a amava]

[Enquanto Jack, ao longe, tenta tirar informações do inimigo que olha para ele com um sorrisinho irônico e o provoca. Ilana conversa com Bram].

ILANA: Esse Jack é muito teimoso, não achou? Podemos ter problemas com ele.

BRAM [rindo]: Ele não te lembra ninguém Ilana?

ILANA [brava]: O quê? Você está querendo me comparar com ele?

BRAM: Vocês têm algo em comum sim, não adianta negar.

ILANA: Apenas não acho que ele seja o homem certo para liderar nesse lugar. Eu passei uma vida de sacrifícios até chegar aqui. Não quero ver esse lugar ser destruído agora.

RICHARD: Foi a vontade de Jacob, não fui eu quem o escolhi...

BRAM: É Ilana... E até agora tudo o que Jacob prometeu está sendo cumprido...

ILANA: Espero que vocês estejam certos...

Flashback

[Ilana entra em um galpão para pegar alguns equipamentos. Lá encontra Bram e outros homens se preparando para algo].

BRAM: Olá Ilana... Nós vamos sair com o furgão. Jacob nos deu uma missão. Tem a ver com um tal de Miles Straume. Você vem conosco?

ILANA: Não. Ele também me deu uma missão. Eu vou para a Rússia.

BRAM: Hei! Eu te conheço... Que cara é essa?

ILANA: Só não concordo com tudo o que Jacob me pede para fazer. Mas depois de tudo o que ele fez por mim... De tudo o que ele me ensinou... Eu me sinto em dívida.

BRAM: Você vai ter que matar alguém. É isso?

[Ilana não responde nada. Apenas olha para eles com uma cara carrancuda e contrariada].

[Bram, que não obtém resposta, e os outros se preparam para entrar no furgão, mas Ilana chama a atenção deles].

ILANA: Vocês não estão cansados de ficar cumprindo ordens sem saber o motivo? Ficar fazendo tarefas e ouvir apenas “É pelo bem da ilha” como resposta? Nós nem sabemos se esse lugar realmente existe...

BRAM: Desculpe Ilana, mas eu confio em Jacob. Você sabe que apesar de tudo nós somos abençoados por tudo o que sabemos... Nós somos quem somos graças a ele.

ILANA [carregando uma arma e a colocando em sua mochila]: Espero que você esteja certo...

Tempo Real

[Hurley, Liz e Miles continuam a procurar por Jack achando que Juliet ainda tem chances de sobreviver].

LIZ: Vamos pessoal! Apressem-se, a amiga de vocês não tem muito tempo!

HURLEY [ofegante]: Calma! Eu não agüento mais... Preciso respirar...

MILES: O que foi?

HURLEY: O que foi o quê?

MILES: Não... Não é com você! Fale baixo!

HURLEY: Cara!

MILES: Vocês conhecem algum Christian?

HURLEY: Que eu me lembre não.

LIZ: Conheci vários Christian, mas nenhum aqui... Por quê?

MILES: Estranho... Eu ouvi um homem dizendo que chamava Christian. Ele pediu para eu dizer para Jack que ele não teve escolha...

HURLEY: É mais umas daquelas pessoas mortas? Não lembro de nenhum Christian no avião...

MILES: Pelo jeito, sim...

[Miles entra no meio do mato alto e puxando um caixão para a mata aberta, há um corpo dentro dele. É o caixão com o corpo do verdadeiro pai de Jack].

HURLEY; Uou! Esse seu poder é bem aguçado, hein?

MILES: Vamos, não tem mais nada que possamos fazer por ele...

[O outro Christian, que provavelmente passou pelo mesmo processo que o inimigo ao se transformar em Locke, os observa de braços cruzados escondido na mata].

[A cena passa rapidamente por Sun, Jin e Claire que conversam sobre algo não entendido (irrelevante para a cena) e volta para Jack, Richard, Ilana e Bram discutindo].

JACK: Eu sou o novo líder desse povo, não sou?

RICHARD: Sim. Não foi o que eu te disse Jack?

JACK [rispidamente]: Então eu quero respostas.

RICHARD: É claro que você as terá... Mas você tem que entender que há coisas que você não está preparado para compreender ainda.

JACK: O que é aquele monstro que vem atacando meu pessoal desde que chegamos aqui?

RICHARD: Eu não posso te explicar sobre ele nesse exato momento, apenas não é a hora Jack. Desculpe...

JACK: Desculpe... Desculpe? É só isso que você tem para me dizer?

RICHARD: Calma, Jack...

JACK [gritando]: Não! Eu não quero ficar calmo! Vamos! Me explique o que eu quero saber!

ILANA [interferindo]: Jack. Não percebe que é isso que ele quer? Ele vai jogar com você. Ele já deve ter percebido que você é o novo líder. Acalme-se e seja racional! Eu já passei pelo mesmo problema que você... Queria as respostas antes da hora e quase paguei com minha vida. Apenas confie em Jacob, eu garanto que tudo dará certo no fim...

[Jack respira fundo].

RICHARD: Se Ben sempre foi um ótimo manipulador, imagine ELE [olhando para o inimigo], Jack... Nós não podemos brigar agora. Apenas confie no que Ilana diz... Por favor.

[Bram toca no ombro de Jack fazendo cara de quem entende pelo que o médico está passando].

BRAM: Calma, cara.

[A câmera mostra o rosto de Ilana ao longe, com os braços cruzados e vento passando por seu cabelo, encarando o inimigo].

Flashback

[Ilana está numa rua deserta da Rússia vestida com traje de frio. Ela olha para os lados procurando por pessoas na rua. Quando percebe estar sozinha, arromba uma porta e adentra numa fábrica de garrafas. Sem fazer barulho, sobe até o último andar onde há uma luz acesa. Ao chegar lá aponta a arma para um homem calvo e loiro que retirava uma pasta de um cofre naquele momento].

ILANA: Olá, Zakharov.

ZAKHAROV: Então você me encontrou...

ILANA: Você sabe. Jacob vê tudo. Ele me disse onde te encontrar.

ZAKHAROV: E você vai ter coragem de me matar?

ILANA: Você sabe quais são as regras, sempre soube que haveria conseqüências.

ZAKHAROV: Mas o economista me ofereceu algo que Jacob nunca poderia oferecer... A única coisa que Jacob nos dava era a esperança e a incerteza de um dia ter respostas ou poder viver na ilha. Widmore me deu isso [abrindo a pasta, lotada de dinheiro].

[Ilana apenas o encara com a arma apontada para ele. Ela parece estar em dúvidas sobre como agir].

ZAKHAROV: Vamos Ilana. Você sabe que sempre foi uma das preferidas de Jacob. Você sabe coisas que ninguém mais sabe. Largue essa arma e Charles Widmore te dará proteção e dinheiro.

ILANA: Você os contou como chegar até a ilha novamente?

ZAKHAROV: Ilana... Seja inteligente. Abaixe essa arma. Venha comigo. Venha para o lado que vai vencer...

[Ilana hesita com a arma em sua mão. Quando ela pensa em abaixar a mira, em dúvida se aceita ou não a proposta, o homem calvo avança nela e a desarma, começando a espancá-la. Com um pedaço de metal que estava atrás da porta, começa a bater no corpo dela inteiro. Principalmente em sua face que fica cheia de hematomas e escoriações].

ZAKHAROV [rindo]: Eu não sei por que você sempre foi a favorita de Jacob... Você sempre teve esse jeito de durona, mas na verdade é uma tola.

[Nesse momento de distração do homem, Ilana o dá um chute nos testículos e o aplica uma chave de pernas. Com suas últimas forças, pega a arma e atira na cabeça de Zakharov. Sem forças graças ao espancamento ela cai desmaiada no chão. A câmera foca seu rosto deformado pelas pancadas].

Tempo Real

[Ilana vai à direção ao inimigo com uma expressão de ódio em seus olhos].

INIMIGO: Você foi muito bem preparada por Jacob, hein?

ILANA: Pelo jeito sim...

INIMIGO: Por que você me odeia tanto? É a primeira vez que nos vemos e eu percebo tanta ira em seu olhar...

ILANA: Minha vida inteira eu ouvi histórias sobre você. Eu fui preparada para te odiar...

[Nessa hora Jack chega, comendo uma manga, para ouvir a conversa dos dois].

JACK [Interrompendo a conversa, ainda incomodado por não estar por dentro de tudo o que estava acontecendo]: Nenhum problema se eu ficar aqui, não é mesmo?

INIMIGO [sorrindo]: Lógico que não, Jack. É um prazer conversar com você... Eu ainda não me apresentei. Meu nome é Esaú.

JACK: Então esse é seu nome?

INIMIGO: Foi o que eu disse, não?

ILANA [Se dirigindo a Esaú]: Nós vamos levá-lo para a Hidra pela manhã. Você sabe que não pode ficar aqui. Não é mesmo?

INIMIGO [Com cara irônica]: Infelizmente amanhã eu não estarei mais por aqui...

ILANA: Pode ficar tranqüilo, nós colocaremos vários homens armados te vigiando esta noite. Você não irá sair daqui até o sol nascer.

JACK: Por que nós iremos voltar até a outra ilha? Isso é realmente necessário?

INIMIGO: Eles sabem que meu plano é bom, Jack.

JACK: E qual é o seu plano, Esaú?

INIMIGO: Como eu sei que amanhã eu não estarei mais amarrado aqui e tudo estará acabado... Eu contarei meu plano para você. Eu fiz um de seus amigos acreditar que seu destino era voltar para a ilha e o teletransportei para a década de 70 assim como fiz com vocês no vôo da Ajira.

JACK: Se você está falando de Desmond, saiba que Jacob também tem planos para ele. Você não foi o único a conspirar para trazê-lo de volta.

INIMIGO [com um risinho de canto de boca]: Ainda bem que esse é meu plano B. o plano A é muito mais eficiente, não é mesmo Ilana?

JACK [descrente]: Só que esse plano você não vai contar, não é mesmo?

INIMIGO: Não Jack... Eu posso te contar sim. Meu plano é sair daqui e liberar novamente a praga que vai matar a todos vocês.

JACK: A praga?

INIMIGO: Sim. Se quiser saber do que se trata pergunte a seu amigo Richard. Ele está te deixando bem informado sobre tudo pelo jeito... [irônico] Ou melhor, já que a francesa está morta, pergunte a seu amigo coreano sobre isso. Ele já viu o que a praga é capaz de fazer.

[A câmera mostra Jin ao longe, conversando com Claire e Sun. Em seguida foca nos olhos surpresos de Jack e irados de Ilana. Fechando, por último no sorriso cínico do inimigo].

L O S T

Também no FANDOM

Wiki aleatória