FANDOM

Concurso 5ª Temporada
Concurso Episódios Sexta Temporada

O Concurso Episódios 6ª Temporada, promovido pela LOSTpédia portuguesa, ocorreu entre junho e dezembro de 2009. Foi a segunda edição de um concurso cultural onde usuários cadastrados da LOSTpédia escreveram seu próprio episódio de Lost e disputaram juntamente com outros para serem escolhidos. Infelizmente, foi cancelado durante o último episódio por falta de roteiros.

Regras Gerais

Episódios

Serão 8 episódios ao total, divididos como mostrado no calendário abaixo:

# Prazo de Entrega
# Divulgação do Resultado

Junho
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Julho
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
Agosto
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
Setembro
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
Outubro
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Novembro
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30

Participando

Para participar, você deve ser cadastrado na LOSTpédia. Se ainda não possuir um cadastro, crie-o agora.
Se tiver dúvidas, nos pergunte na nossa página de discussão.

Mande seu roteiro anexo ao e-mail ptlostpedia@hotmail.com. Seu roteiro tem que seguir as regras e os desafios (listados abaixo), e deve ser enviado até as 15:00 horas do horário oficial de Brasília do dia estipulado. Não se esqueça de colocar os seguintes dados tanto no e-mail quanto no seu roteiro:

  • Nome completo
  • Nome de usuário na LOSTpédia
  • Idade
  • Cidade/Estado
  • Profissão
  • E-mail para contato
  • Personagem central do seu episódio
  • Pequena sinopse do seu episódio

Regras

Em seu roteiro, você não poderá esquecer das seguintes regras:

  • Cada episódio deve ter um minímo de 5 e máximo de 15 páginas na fonte Arial tamanho 12 e será desclassificado se enviado depois da data estipulada. Para o último episódio, serão aceitos roteiros de até 25 páginas. Ele deverá ter estilo de um roteiro, como mostrado nesse exemplo.
  • O roteiro, assim como os episódios de Lost, pode ser escritos por, no máximo, dois usuários em conjunto. Todos participantes poderão escrever o último episódio, tendo ou não escrito o anterior.
  • O título do episódio será divulgado em PORTUGUÊS, afinal somos a LOSTpédia portuguesa. Caso queiram mandar ele em inglês sem sua respectiva tradução, nós faremos uma tradução aproximada e adequada.
  • Nós sempre estamos de olho em spoilers. Caso o escritor use algum, seu episódio será desclassificado.
  • Todo episódio terá que ser centrado em um personagem principal da 6ª Temporada (listagem pode ser encontrada aqui) ou em Charles Widmore, Penny Widmore, Eloise Hawking, Jacob, Frank Lapidus, O Inimigo, Rose, Bernard Nadler e Aaron. Personagens centrais não poderão ser repetidos ao decorrer da temporada. Por exemplo, se o primeiro episódio for centrado em Sawyer, nenhum outro poderá ter Sawyer como centro.
  • Novos personagens poderão ser criados, porém, não poderão ser centrais em um episódio.
  • Cada episódio terá que ter cenas de flashbacks ou flashforwards entrelaçadas ao longo do episódio.
  • No início do roteiro, deve conter quais cenas fazem parte do Anteriormente em Lost, se o episódio possuir um.
  • Todos os desafios listados na seção abaixo deverão ser seguidos, já que, se não cumpridos, farão seu episódio ser desclassificado.

Desafios

Para deixar a escrita mais interessante, foram desenvolvidos desafios que devem ser cumpridos obrigatoriamente no roteiro que mudam a cada episódio. Para o último episódio, não teremos nenhum desafio a ser cumprido.

Escrevendo um bom roteiro

Para ter um exemplo de como a estrutura do roteiro para o Concurso deve ser feito, veja a transcrição do episódio "Follow the Leader" ou o roteiro para o episódio um da primeira edição do Concurso.

Veja abaixo algumas sugestões para a estrutura e a escrita de seu roteiro, quais são opcionais.

  • Um roteiro não deve dizer os pensamentos de alguém. Um exemplo incorreto seria "Jack se sente triste e se lembra da morte de Kate". Lembre-se que não é um livro, e sim instruções para os personagens. Demonstre o que Jack faz para expressar seus sentimentos e, se necessário, faça uma nova cena que mostre a morte de Kate, e então volte à cena de Jack.
  • Outra coisa que deve ser evitada é falas serem ocultas, como "[Rosie diz para eles esperarem]", quando deveria ser "ROSIE: Por favor, esperem!".
  • Dê instruções aos personagens e também ao "diretor" do episódio. Alguns exemplos: "Benjamin Linus leva um tiro no ombro e cai no chão. Viramos a câmera para revelar o atirador: Hurley. Des e Penny se levantam. Sayid chuta a cabeça de Jack fazendo-o desmaiar e atira no peito de Hurley" - "BEN [sussurrando]: Faça silêncio" - "TOM: Essa não é sua ilha, é a nossa ilha".
  • Não se esqueça que você que está escrevendo o episódio irá entendê-lo, mas quem o está lendo talvez não acompanhe ou entenda frases mal-formadas. Deixe seu roteiro o mais claro possível e deixando tudo que seja importante bem explícito.
  • Coloque um título curto nos episódios. Seguindo um exemplo do Concurso Episódios 5ª Temporada, o título "Tão Próximas e Tão Distantes" poderia ser abreviado para "Próximas e Distantes".

Agora, observe algumas recomendações sobre a história de seu roteiro.

  • Tente deixar seu roteiro o mais claro possível e não tente contar várias histórias ao mesmo tempo para não deixar o leitor confuso. Antes de começar a escrever, pense no que quer contar e como o episódio vai acabar, estipulando um começo, um meio e um fim.
  • Se mantenha fiel ao episódio anterior, continuando sua história e seu objetivo.
  • Tome cuidado com as mudanças bruscas na personalidade dos personagens. Não faz sentido em vermos uma Rose assassina de uma hora para outra.
  • Quando quiser continuar flashbacks e flashforwards já mostrados na série, mantenham-se fiéis ao que aconteceu. Como exemplo, sabemos que Juliet conheceu Ben apenas quando saiu do submarino e não antes de ir para ilha, ou seja, não tente criar conexões ou fatos novos que sabemos que nunca ocorreram.
  • Escreva um episódio pensando em como será o episódio posterior: crie mistérios, desenvolva a história de alguns personagens e use a criatividade para um final bastante curioso para cada um deles.
  • Não se esqueça de traçar um tema para a temporada, assim como os temas das temporadas foram, respectivamente, a sobrevivência na Ilha, a Iniciativa DHARMA, os Outros, os Oceanic Six, a volta à Ilha e seu passado. Se esse tema já estiver claro, tente o seguir.
  • Caso coloquem algo que possa ser considerado erro, expliquem depois do roteiro qual a finalidade do erro proposital.

Sistema de Avaliação

Três jurados avaliarão os episódios dando notas de 5 a 10 em 9 quesitos. As notas são:

0 - Desclassificação
5 - Péssimo
6 - Ruim
7 - Razoável
8 - Bom
9 - Ótimo
10 - Maravilhoso

E os 9 quesitos serão:

01 - Desenvolvimento dos Desafios
Como os desafios são colocados ao longo do episódio
02 - Continuação da História
Como o episódio continua os acontecimentos dos episódios anteriores
03 - História dos Flashes
Qualidade das histórias do passado ou futuro dos personagens contadas em flashes
04 - Coerência e Sentido da História
Se a história faz sentido ou não a sua totalidade; por exemplo: fidelidade ao caráter dos personagens
05 - Desfecho do Episódio
Qualidade das cenas finais do episódio, e o "gancho" dado para a continuidade
06 - Desenvolvimento de Mistérios
Resolução ou continuidade de mistérios
07 - Gramática e Escrita
Escrita correta e de fácil compreensão
08 - Conexão Título-Episódio
Sentido e importância do título no episódio
09 - Criatividade
Criatividade do escritor, originalidade e inteligência apresentadas no episódio

O Concurso

Notas

Para ver as notas de todos roteiros do Concurso Episódios 6ª Temporada, clique aqui.

Participantes

Para ver o nome de todos os participantes, suas atividades no Concurso e a confirmação do recebimento de seus roteiros, clique aqui.

Episódios Escolhidos

01 "Aquele Que Irá Nos Salvar"
02 "Homem em uma Missão"
03 "Um Longo Sonho"
04 "A Outra Vida"

05 "Isso Sempre Acaba Igual"
06 "A Descendente"
07 "E Quanto ao Ben"
08 "#"

A temporada começa com Richard sendo revelado como um tripulante do Black Rock. O navio navegava pela costa da ilha quando houve um clarão de um dos movimentos temporais que também afetou os sobreviventes, enquanto estes se moviam através do tempo. O navio parou no meio da floresta, e a maioria dos tripulantes foi morta pela fumaça preta. Richard e outros se aliaram a Jacob.

Após o inimigo de Jacob, Esaú, convencer Ben a matá-lo, ele desaparece e segue para o templo. Aqueles que estavam em 1977 retornam a 2007 por causa do bolsão de eletromagnetismo perfurado, mas Sayid é confrontado pela fumaça e morre. Juliet é encontrada por Ilana e sua turma, que se afastam de Richard, mas ela morre depois de ter seu último encontro com Sawyer.

Fora da ilha, Charles Widmore dá a Desmond o diário do Black Rock escrito pelo seu capitão, Magnus Hanso, onde estava escrito que Desmond deveria explodir a bomba de hidrogênio Jughead. Desmond, com a ajuda de Eloise Hawking, consegue voltar à ilha, mas séculos no passado. Lá ele conta o que deveria fazer a Magnus Hanso, quem escreve no diário quando Desmond desaparece. Widmore o ajuda a fingir a própria morte, e Penny e Charlie Hume pensam que ele morreu.

Em 2007, Claire aparece e conta o que aconteceu com ela. Todos rumam ao templo, para impedir Esaú de fazer o que ele pretende fazer. Richard mostra a Jack e a Ben a caixa mágica, onde reside o corpo de Jacob. Jack vê o que iria acontecer se o voo 815 nunca tivesse caído, um universo onde os supostos passageiros não tiveram a redenção que acharam na ilha. A visão acaba com Jacob falando a Jack que ele deveria trazer Desmond até a ilha, e então nomeando Jack como o novo líder dos hostis. Benjamin acaba se afastando dos outros e vai até uma sala secreta, onde encontra Annie.

Fora da ilha, Walt é visitado por Richard Malkin e Eloise Hawking. Eles lhe dizem que há uma grande organização que escolhe as pessoas certas para irem até a ilha, e que ele e os outros sobreviventes foram escolhidos. Então, eles fazem contato com Penny, e lhe diz que Desmond está vivo. Ela localiza a ilha com sua estação de busca, e Walt vai até lá e encontra Jacob na floresta. Enquanto isso, Esaú chega ao templo e leva um tiro de Ilana. Ilana também é uma escolhida de Jacob, juntamente com Bram, Jack e outros desconhecidos que desde crianças eram preparados por seus pais para fazer o que deveriam.

De volta à ilha, Esaú não morre, pois Jacob é o único que pode matá-lo, e Esaú é o único que não poderia matar Jacob. Esaú é aprisionado e planejam levá-lo até a ilha menor para ele não fazer o que planeja. Contrariando, Esaú revela que mandou Desmond para os anos 70 para explodir a bomba de hidrogênio, e Jacob tenta através de Jack fazer com que Desmond não faça tal coisa. Ele também conta que amanhã já não estará mais como prisioneiro dos hostis e que, como plano principal, irá liberar novamente a praga que irá matar a todos. E termina dizendo que Jin já viu o que a praga é capaz de fazer.

Desafios Anteriores

Os desafios para o primeiro episódio foram:

  • 1: Seguindo os eventos finais de "The Incident", os destinos dos sobreviventes em 1977 deve ser explicado. Sabemos que Eloise Hawking, Charles Widmore e Richard Alpert não podem morrer, pois estaria errado de acordo com a cronologia de Lost. Então, para evitar tantas mudanças, a explosão da bomba de hidrogênio deve ser explicada, os sobreviventes de 1977 devem, de alguma forma, encontrarem-se com seus amigos em 2007 e o futuro dos personagens que continuaram em 1977 deve ser um pouco explorado.
  • 2: O destino de Jacob, depois de ter sido esfaqueado, assim como os acontecimentos perto do pé da estátua também devem ser explorados.
  • 3: De forma breve, os planos futuros de Desmond e Penny devem ser explorados nesse episódio.

Os desafios para o segundo episódio foram:

  • 1: O que aconteceu com Miles, Kate, Sawyer, Sayid e Hurley depois da explosão da bomba de hidrogênio deve ser explicado.
  • 2: Qualquer personagem cujo ator ou atriz já não faz mais parte do elenco principal original da série deve ser visto novamente de alguma forma. Para saber quais atores são ou não são mais regulares, visite o Portal:Elenco Principal.
  • 3: O destino de Desmond deve ser explorado.

Os desafios para o terceiro episódio foram:

  • 1: Esse episódio deixará a história de Desmond totalmente de lado e trará a Claire de volta. É necessário revelar, pelo menos em boa parte, o que aconteceu depois dela ver seu pai no meio da noite.
  • 2: A história da ida ao Templo deverá ser incrementada. Sua razão e propósito devem ser revelados.
  • 3: Nesse episódio Sun e Jin devem se reencontrar.

Os desafios para o quarto episódio foram:

  • 1: O episódio será centrado em Jack e os flashes devem ser Richard mostrando para Jack o que aconteceria se ele tivesse impedido o Incidente. Deve-se aí explicar porque Jack não poderia mudar o passado e porque as regras se aplicam a ele, mas não a Desmond e Jacob.
  • 2: A história de Desmond deve continuar.
  • 3: Mesmo que rapidamente, a reintrodução de Walt na trama deve ser mostrada.

Os desafios para o quinto episódio foram:

  • 1: O episódio deve revelar a razão de Walt ser especial.
  • 2: A história de Juliet deve ser concluída. Sua razão de ter dito que estava em Miami em 2007, assim como seu encontro com Sawyer, devem ser mostrados.
  • 3: O Inimigo deverá ser mostrado, e a história daqueles que estão e os que rumam até o Templo devem ser retomadas.

Os desafios para o sexto episódio foram:

  • 1: O episódio deve revelar todos os mistérios ao redor de Ilana, Bram e seus amigos.
  • 2: Um dos mistérios não-resolvidos do nosso portal deve ser resolvido.
  • 3:O episódio deve ter um grande desfecho.

Os desafios para o sétimo episódio foram:

  • 1: Esse episódio, por anteceder o final da temporada, deve preparar a história para os dois posteriores e últimos episódios.
  • 2: O destino do anel de Charlie deve ser revelado, assim como o que aconteceu a Bernard e Rose depois de seu último encontro com Sawyer, Juliet e Kate.
  • 3: Deve-se explicar também as aparições de Christian Shephard e a razão de seu corpo ter sumido.

Veja também

Também no FANDOM

Wiki aleatória