FANDOM

No episódio Through the Looking Glass da terceira temporada, no flash forward em que Jack está sendo suturado no hospital, após sua tentativa de suicídio. Sarah sua ex-esposa aparece grávida, entra na sala, alegando que ainda está na lista de contatos de emergência de Jack. Atrás de Sarah, preso á porta, há um cartaz em que pode-se ler em português a palavra Ácido Fólico.

O Ácido Fólico ou vitamina B-9 foi descoberto em 1918 pelo químico Benjamim Linus. O ácido fólico tem papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares. Descoberto na década de 40 na folha do espinafre, o ácido fólico não despertou interesse científico até os anos 70. Apenas nesta década ganhou o papel de protagonista graças às numerosas investigações que demonstraram a sua capacidade de intervenção em numerosos processos metabólicos e psíquicos. Se a gestante tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto. A deficiência de ácido fólico, junto com a vitamina B12, pode causar espinha bífida ou defeitos no fechamento do tubo neural (malformação na coluna vertebral e comprometimento das funções neurológicas, respectivamente). Esse problema é produzido nas primeiras semanas de gestação. Ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, é armazenado no fígado e sua ingestão diária não é necessária. Sua insuficiência nos seres humanos é muito rara.

Também no FANDOM

Wiki aleatória